5 Dicas para conservar a tábua para cortar

A tábua de cortar é uma companheira indispensável para todo churrasqueiro ou cozinheiro que se preze! Nas casas pelo Brasil afora, ela serve como base de preparação dos alimentos, seja para cortar, temperar e rechear carnes e peixes, cotar legumes ou montar um sanduíche. 

Trata-se de um utensílio muito antigo. Em sua forma mais rudimentar no passado, as pessoas usavam um pedaço de tronco de árvore com a superfície cortada na altura de uma mesa – era aí que se cortavam a carne e os demais alimentos. Uma alternativa era usar uma mesa com tampo de madeira ou uma pedra lisa.

Com o tempo, essas superfícies para o corte foram ganhando um formato portátil e se especializando. Atualmente, temos a tábua do pão, a tábua da carne, a tábua dos queijos etc., que são acompanhadas também por facas especializadas. Em relação aos materiais, as tábuas mais comuns podem ser de vidro, de plástico e de carne. A tábua de vidro, sendo uma superfície mais dura do que o aço, apresenta a desvantagem de fazer com que a faca perca o fio muito mais rapidamente. Além disso, ela é escorregadia e muita gente se irrita com o barulho produzido nela durante o corte. Já as tábuas de madeira são biodegradáveis e maciais, absorvendo o impacto do corte e não desgastando as facas.

Além disso, ao contrário do que muita gente pensa, esse tipo de superfície é mais higiênico do que o plástico. Uma pesquisa feita pela Universidade de California Davis, nos Estados Unidos, mostrou que as bactérias que penetram as tábuas de plásticos – por meio dos buracos feitos pelas facas – são mais difíceis de serem removidas durante a lavagem.  Já a madeira absorve a água, secando mais rapidamente, o que gera menor chances de sobrevivência para as bactérias. Ela conta ainda com agentes naturais antibióticos, que atacam o crescimento bacteriano.

Mas para potencializar o tempo de vida útil desse utensílio tão indispensável nas nossas cozinhas alguns cuidados são necessários. Quer saber quais? Então, vem com a gente porque neste post te contamos tudo o que você precisar sobre a manutenção da sua tábua!

 

#1 Primeiro uso

É importante selar a madeira antes do primeiro uso. Isso porque a superfície “crua” pode absorver o líquido das carnes e legumes começar a apodrecer.

Par selar a tábua, você vai precisar de óleo de cozinha e papel toalha. Despeje uma quantidade generosa de óleo em cima da madeira e, com a ajuda do papel toalha, espalhe bem o líquido por toda a superfície da tábua, dos dois lados. Deixe secar por 24 horas. No dia seguinte, retire o excesso de óleo que houver com papel toalha. Esse procedimento criará uma camada impermeável, essencial para evitar a penetração de líquidos. Pronto, a tábua está pronta para uso!

Você pode também usar óleo mineral, facilmente encontrado em farmácias e barato. Nesse caso, besunte a tábua nova seguidas vezes, quantas vezes forem necessárias até ela ficar com uma cor homogênea. Faça intervalos entre as camadas e, após a absorção da última camada, retire o excesso com o papel toalha ou um pano seco e limpo.

Atenção! Nunca use verniz na sua tábua. O verniz tem componentes tóxicos. À medida que a faca entra em contato com a madeira envernizada, pequenas lascas de verniz podem se soltar e acabar sendo incorporadas à comida. A ingestão de um material tóxico é obviamente nociva ao nosso organismo.

 

#2 Manutenção

Mensalmente, você deve fazer uma manutenção à sua tábua de corte. Isso evita que a tábua fique fosca, demore para secar depois de ser lavada e perca a impermeabilidade de que falamos a propósito da selagem.

Em vez de óleo de cozinha ou óleo mineral, uma alternativa é usar cera de abelha ou óleo tungue, encontrados em lojas especializadas. Esses produtos ajudam a manter a tábua impermeável e diminuem a passagem de sabor e de aroma da madeira para o nosso alimento.

 

#3 Muito importante: lavagem

Higiene na cozinha é fundamental e com a tábua de madeira os cuidados devem ser redobrados. Como lavar essa superfície da melhor forma? Note que sabão e detergente são produtos químicos que removem a gordura com facilidade, mas podem ser agressivos a certos tipos de madeira. Então, caso a tábua não tenha sido usada para alimentos com odores fortes, o melhor é enxaguá-la na água fria, sem esponja mesmo. A água quente deve ser usada somente quando a gordura foi daquelas insistentes, pois ela retira a camada impermeável, tornando a manutenção mais frequente.

Se a superfície estiver muito suja, vale apostar no sabão e na esponja. Tente evitar usar o lado áspero dela e tenha em mente que, se fizer isso, também será preciso reforçar a manutenção com óleo depois de a tábua secar. É importante também fazer uma limpeza mais profunda de vez em quando.

Para isso, você pode usar limão ou vinagre ou uma solução com água sanitária, que mata os micro-organismos impregnados na superfície de uma forma mais eficaz. Misture 1 colher de chá de água sanitária e 950 ml de água em uma garrafa spray. Feche, aperte e chacoalhe bem para misturar o produto. Borrife a mistura na madeira e deixe descansar por 10 minutos ou mais. Depois enxágue muito bem, com muita água corrente. Esse procedimento é especialmente importante na tábua de carne e aves cruas.

Se a tábua apresenta um cheiro forte, uma dica para a desodorização é jogar pitadas de sal quando ela estiver ainda molhada. O sal absorve a umidade nas rachaduras e incisões e elimina as bactérias entranhadas na madeira. 

Última coisa propósito desta terceira dica: não lave a tábua em máquina de lavar.

 

#4 Secagem

Depois de lavar a sua tábua, é preciso que deixá-la secar antes de usar novamente. Saiba que secar esse material ao sol pode criar rachaduras na madeira – isso é ruim porque aumenta a chance de que bactérias e microrganismos se instalem nesses espaços.

Então, o ideal é deixar esse utensílio secar em local bem ventilados e à sombra. A madeira deve estar bem seca, caso contrário ela pode embolorar e, com isso, até mesmo causar problemas de saúde. Guarde-a em um local seco e arejado.

 

#5 Lixar

Você pode lixar a tábua de madeira usando folhas de lixa grão 120 a 220, dependendo da densidade do material. Quando a superfície estiver lisa, tire o pó com papel tolha. Não é necessário lavar, pois a próxima etapa será selar o material – é só repetir os procedimentos da nossa primeira dica.

Gostou das dicas? Por falar em tábuas de corte, a Mateando tem uma seleção de faca em modelos com corte  para churrasqueiro nenhum botar defeito! Vem espreitar as opções aqui. Por hoje é tudo. Para acompanhar os próximos destinos, siga as nossas redes sociais: clique aqui para curtir a nossa página no Facebook e no Instagram.

Até o próximo post!

 

Roder Cypriano

Mateando