4 técnicas para afiar sua faca e dicas para conservá-la

A formação da cultura sulista, mais precisamente a do Rio Grande do Sul, se inicia com os povoadores do território – índios, espanhóis, portugueses e também brasileiros de outras regiões. Dessa mistura de povos e proveniências, é que se produziu a figura do gaúcho, que foi aos poucos sendo transformado em um personagem cultural que sustenta o imaginário do Rio Grande.

Desde as suas origens, o gaúcho é um caçador de gados que se alimenta, basicamente, da carne de animais abatidos. Por isso, leva sempre uma faca, com a qual prepara a sua comida e remove o couro dos animais. Talvez por isso a faca seja um objeto tão simbólico e importante para a cultura gaúcha, assim como a bombacha, o lenço ou as alpargatas, sendo mesmo valorizada como um objeto de arte.

Mas para ser usada como um utensílio na alimentação ou na preparação de alimentos, alguns cuidados com esse objeto são necessários para manter a eficiência do corte. Pensando nisso, neste post reunimos o que de mais importante você precisa saber para cuidar e afiar bem a sua faca. Boa leitura!

 

Quais os cuidados necessários para manter a faca bem conservada?

Para manter a conservação das facas em dia, principalmente as de churrasco, três ações básicas são necessárias: limpeza, secagem e armazenagem em local apropriado e seco.

Depois do uso, as facas ficam logicamente sujas e engorduradas. Sendo assim, é necessário lavá-las bem – para isso, use uma esponja, água e detergente. Agora, se estiver muito engordurada – por exemplo, devido ao uso no churrasco –, repita o processo de lavagem pelo menos duas vezes e use água bem quente. Dê especial atenção àquele espaço entre o cabo e a lâmina, porque aí podem ficar acumulados restos de carne e gordura, o que pode levar à formação de uma crosta escura e pouco higiênica.

Depois dessa boa limpeza, basta secar bem a peça e guardá-la. Se estamos falando de uma faca de qualidade, nada de deixar o objeto jogado em qualquer lugar, até por razões de segurança. O ideal é colocar a faca dentro da bainha de modo a preservá-la das ações do tempo e pendurá-la em local seguro, longe de crianças.

 

Como afiar a faca?

Afiar a faca é outra tarefa que deve ser bem executada para que o objeto não perca o fio. Uma faca bem afiada deve cortar em dois movimentos: um de ida e outro de volta. Existem várias técnicas para obter esse resultado. Veja a seguir uma seleção das principais com base em quatro materiais: chaira, lima, pedra e lixa.

 

#1 Com a chaira

A chaira é um afiador de grande qualidade. Ela não retira material da lâmina, apenas endireita a faca para deixar o fio afiado. Usadas para diferentes tipos de facas, existem três tipos diferentes: a lisa, a estriada e a diamantada.

A faca para cortes de carne com osso é mais bem afiada com a chaira estriada. Já para carnes sem osso, a chaira lisa é suficiente. Por resultar em um corte ainda mais afiado, o modelo diamantado costuma ser usado apenas por profissionais, como açougueiros.

Para afiar uma faca usando uma chaira, siga o passo a passo:

1.º Segure a chaira verticalmente, de preferência sobre uma superfície antiderrapante e fixa.

2.º Posicione a faca num ângulo de 20º, com a sua ponta virada para baixo.

3.º Segure a faca num ângulo reto em relação à chaira e, em seguida, reduza esse ângulo pela metade (45º).

4.º Mova a lâmina alternadamente para a esquerda e direita, do punho até a ponta, repetidas vezes. Experimente o corte para verificar se a lâmina ficou de fato bem afiada. Pronto!

 

#2 Com a lima

Outra boa maneira para afiar superfícies metálicas em geral é usando uma lima. Vejamos o passo a passo:

1.º Apoie a faca numa superfície fixa.

2.º Deslize a lima por toda a lâmina da faca do punho até a ponta, repetidas vezes.

3.º Repita o mesmo processo do outro lado da lâmina. Experimente o corte para verificar se a lâmina ficou de fato bem afiada.

 

#3 Com uma pedra

A técnica de afiar faca na pedra é outra das mais usadas para quem precisa manter as facas afiadas para um bom corte. Vejamos o passo a passo.

1.º Molhe a pedra por uns 5 minutos ou mergulhe-a em um recipiente com água pelo mesmo período de tempo.

2.º Coloque a pedra numa superfície plana e segura.

3.º Deslize a faca no lado menos poroso da pedra, formando um ângulo de aproximadamente 30 graus;

4.º Repita o mesmo movimento dos dois lados da faca.  Testa para verificar se o corte ficou adequado.

 

#4 Com uma lixa

Note que a lixa costuma ser usada na finalização depois de afiar a faca na pedra. Contudo, caso você não tenha mais nada para afiar, somente a lixa, o corte não será tão bom, mas dá para “quebrar um galho”. Para isso:

1.ª Coloque a lixa acima de uma superfície plana e fixa.

2.º Desliza a faca pela lixa nos dois lados, várias vezes, até obter um bom corte.

 

Cuidados especiais

– Em todos processos – com a chaira, a lima, a pedra ou a lixa – não tenha pressa e repita o movimento quantas vezes necessário. Também não aplique muita força para não danificar a faca e, o que é pior, correr o risco de se machucar. Só assim você irá atingir o ponto ideal, com o fio o mais “reto” e cortante possível.

– Uma boa forma de testar o corte é deslizar a faca numa folha de papel – se cortou, é porque o fio está bom.

Por falar em facas, a Mateando tem uma seleção delas em modelos com corte  para churrasqueiro nenhum botar defeito! Vem espreitar as opções aqui.

Para acompanhar os nosso próximos posts, siga as nossas redes sociais: clique a para curtir a nossa página no Facebook e no Instagram.

Até o próximo post!

Roder Cypriano

Mateando