Urupema está localizada a altitude média de 1.425 metros, a mais alta para uma cidade catarinense, sendo considerada a cidade mais fria do Brasil. Aqui, a temperatura média é de apenas 13 ºC, podendo chegar a 14 ºC negativos na relva, especialmente nos meses de junho, julho e agosto. Na rota do turismo da Serra Catarinense, a cidade se destaca também pela natureza exuberante e por ser uma das poucas do mundo inteiro a cultivar a sensível truta da espécie arco-íris em um riacho bem no centro da cidade.
Com uma gastronomia rica em pratos de truta e com um povo que soube manter vivas as tradições das lides campeiras, Urupema é um destino ideal para quem quer aproveitar as belezas naturais e fugir da mesmice. Neste post, dando continuidade à nossa série dedicada à Serra Catarinense, compilamos as melhores dicas do que fazer em meio ao frio urupemense. Continue a leitura e prepare o seu roteiro!
Um pouco sobre Urupema
Urupema tem uma população estimada em cerca de 2.500 habitantes e está localizada a 206 km da capital Florianópolis. O nome da cidade vem da língua indígena Tupi e alude a uma peneira de fibras vegetais usada na pesca e também nas lides domésticas para peneirar diversos tipos de farinha.
Apesar do frio que faz na região, os pioneiros desta cidade catarinense foram atraídos pela abundância da vegetação araucária.
Morro das Torres
O Morro das Torres é o ponto mais alto de Urupema – são mais de 1700 metros acima do nível do mar! O local é de fácil acesso, sendo um dos melhores pontos de todo o Brasil para apreciar a queda de neve.
O acidente geográfico deste morro e as características climáticas da cidade fazem deste um local único – nele, o nevoeiro congelante, conhecido pelos geógrafos como “sincelo”, acontece com frequência. Além disso, chuva granulada, chuva congelada e neve ocorrem simultaneamente. Para quem aguenta bem o frio, as vistas são de tirar o fôlego.
Cachoeira que Congela
Uma boa amostra de quão fria é esta cidade da Serra Catarinense é esta cachoeira, localizada perto do Morro das Torres. Trata-se de uma pequena cascata (com 55 metros) que costuma ficar completamente congelada nos dias mais frios do inverno urupemense.
Esse fenômeno espetacular, que atrai inúmeros turistas, acontece porque a queda de água localiza-se em um enclave, uma pequena reentrância que fica totalmente sombreada durante o dia, o que permite que o ar frio do Morro das Torres abaixe a temperatura a ponto de congelar a água.
Trutas no rio Caronas
No centro de Urupema, no seio do rio Caronas, é cultivada uma espécie delicada de truta que, embora seja uma das mais famosas e procuradas em todo o mundo, é extremamente sensível à poluição. É possível observar esta truta em pleno dia e, além disso, deliciar-se com pratos à base dela em restaurantes da cidade.
Cavalgada Rota Santana
Para quem gosta de aventura, esta é a atividade ideal em Urupema.
Ofertada desde 2005 por uma parceria entre a Secretaria de Turismo e a Fazenda do Barreiro (SC 438, km 43), a cavalgada é feita no lombo de um cavalo durante dois dias, passando por inúmeras fazendas em diferentes localidades da região. Para agendar a atividade, entre em contato com a Secretaria de Turismo nos telefones (49) 3236-1226 e (49) 3236-1195.
Taipa
“Taipa” é o nome que recebem os muros feitos de pedras basálticas, encaixadas firmemente umas às outras, que desempenham diversas funções: demarcar as propriedades, confinar o gado ou mesmo indicar caminhos. Algumas dessas construções, encontrados por toda a Serra Catarinense, são centenários, tendo resistido heroicamente ao tempo.
Em Urupema, a concentração desses muros é muito maior, o que torna as taipas mais emblemáticas, espécie de testemunho vivo da engenhosidade do serrano e da cultura da região. Repare nas construções durante o percurso leva à cidade.
Ecoturismo rural
O Hotel Fazenda Serra do Panelão oferece ao visitante a experiência do ecoturismo em Urupema. Com atividades variadas, como caminhadas, cavalgadas e pescarias, é possível aproveitar o que de melhor a natureza tem a oferecer. Na prática do montanhismo, em dias de bom tempo, é possível ver a olho nu o Morro das Torres, localizado a mais de 1.300 metros no município de Urupema, assim como o Morro Bela Vista do Ghizoni, em Bom Retiro.
O hotel serve a gastronomia local, com pratos típicos catarinenses e conta também com piscina térmica e cabanas.
Por hoje é tudo, mas esta é apenas a nossa segunda paragem na Serra Catarinense. Para acompanhar todos os nossos próximos destinos, siga as nossas redes sociais – curta agora mesmo a nossa página no Facebook e no Instagram. Até o próximo post!
Fonte da foto de capa: Felipe Vieira